sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Patrocínio de camisolas

O site givemefootball.com publicou um quadro com os valores de patrocínio nas camisolas dos clubes. Os dez primeiros são estes:




De notar, nestes dez primeiros clubes, a presença do Sunderland e do seu patrocinador Invest in Africa, detida pelo maior fornecedor de petróleo africano, a Tullow Oil.
De resto, valores claramente importantes, de empresas como fundações, sites de apostas, companhias aéreas, empresas de telecomunicações, seguradoras e bancos.

No Top 10, a distribuição das equipas pelos principais campeonatos é a seguinte:
- Espanha - 2 (Barcelona e Real Madrid - total de 52,8 M€)
- Alemanha - 1 (Bayern Munique - total de 29,8 M€)
- Inglaterra - 6 (Man. Utd, Man. City, Liverpool, Sunderland, Chelsea e Tottenham - 131,2 M€)
- Itália - 1 (AC Milan - 12,6 M€)

Mais uma vez, o Top 4 das ligas a mandar também aqui, com principal destaque para a Premiership, claramente à frente, na questão da gestão desportiva e na importância que um patrocinador tem principal camisola dos clubes.

De realçar que nos países que só têm um representante, casos da Alemanha e da Itália, os clubes são os mais representativos a nível internacional, o que de certa forma, também ajuda a manter a notoriedade e a com isso, angariar patrocínios.

Claramente, países à parte do resto da Europa...

Sem comentários: