Depois de analisarmos as assistências nos estádios espanhóis na época passada, chegou a vez da Bundesliga e o primeiro comentário que me apraz fazer é que estamos perante a liga que mais chama os adeptos ao jogo e que por isso, será um campeonato a ter em conta nos próximos anos, sendo talvez o que possa rivalizar a curto prazo com a Premier League.
Olhando para a tabela mais acima, podemos retirar várias conclusões:
- O Bayern Munique (actual campeão em título) foi o único clube que teve todos os jogos em casa (17) com a lotação esgotada. Os seguintes foram o Borussia Dortmund (com 14), o Freiburg (com 10) e depois o Bayer Leverkusen, o Paderborn e o Schalke 04 (com 9)
- Apenas três clubes ficaram abaixo dos 90% de taxa de ocupação média: o Stuttgart, o Hertha de Berlim e o Hannover 96. Se os casos do Stuttgart e do Hertha têm a ver com a capacidade dos estádios (em Estugarda são 60 400 lugares e em Berlim são 74 400), no caso do Hannover, a diferença inferior aos 90% é de apenas 1 ponto percentual
- Na totalidade, mais de 13 milhões de espectadores viram a Bundesliga na última época. A média percentual de todos os estádios foi de 91% e a assistência média nos jogos do campeonato alemão foi de 43 352 espectadores
A Bundesliga é um caso interessante de seguir. Se tivermos em conta as três principais fontes de receitas dos clubes, exceptuando as transferências, notamos que em receitas de bilheteira e em merchandising, o futebol alemão é muito forte, não precisando tanto dos direitos de TV (que funcionam de forma centralizada, como na Premier League, embora com valores muito inferiores).
Um reforço neste campo de receitas fará da Bundesliga um dos mais fortes campeonatos do Mundo.

Sem comentários:
Enviar um comentário