O FC Barcelona é o segundo clube do Mundo a gerar mais receitas na época 2010/2011. Tal facto deveu-se, em parte, a ser a segunda vez, em três anos, a conquistar a Champions League e a ser campeão espanhol pelo terceiro ano consecutivo.
Comparativamente à época anterior, houve um acréscimo de receitas em todas as categorias no valor de 52,6 M€. Este valor fez com que aumentasse a distância (em termos de receitas) face ao terceiro classificado (Manchester United) e diminuisse em relação ao primeiro classificado (Real Madrid).
Começando nas receitas de bilheteira, estas passaram pela primeira vez a barreira dos 100 milhões de euros, situando-se nos 110,7 M€. Para além do acréscimo dos jogos em casa (27 para 29), a assistência média em Camp Nou situou-se nos 79,186 espectadores por jogo, a maior de todos os clubes presentes na tabela da Football Money League.
Também houve aumento nas receitas de transmissões televisivas, passando dos 178,1 M€ (de 2009/10) para os 183,7 M€. Para este aumento contribuiu a vitória na Champions League, que possibilitou arrecadar cerca de 51 M€, para além de ter renovado o seu contrato com a MediaPro até à época 2014/15.
As receitas comerciais aumentaram significativamente de 122,2 M€ para os 156,3 M€, devido a vários factores como a assinatura do contrato de patrocínio da camisola com a Qatar Foundation. Nesta época (2010/11), só é somado metade do valor (15 M€), uma vez que o contrato foi assinado a meio da época. No entanto, no próximo estudo, já terá em conta os 30 M€ previstos nos contratos anuais de patrocínio de camisola. Para além destes valores, de destacar as visitas ao estádio do FC Barcelona, que na época 2010/11 renderam cerca de 1,5 M€.
O FC Barcelona é assim, o segundo classificado na Football Money League, totalizando 450,7 M€ de receitas.

Sem comentários:
Enviar um comentário