terça-feira, 13 de março de 2012

Football Money League - Manchester United


O Manchester United é o terceiro classificado da Football Money League na época 2010/2011. 

Continuou o seu crescimento em termos de receitas, atingindo o total de 367 M€, aumentando 16% em relação à época anterior. Os principais factores que contribuíram para isso foram a presença na final da Champions League, frente ao Barcelona, o 19º título de campeão e as meias-finais da Taça de Inglaterra. 

Começando pela parte comercial, notou-se um acréscimo de 27% relativamente a 2009/2010, tendo as receitas chegado ao valor total de 114,5 M€, baseados no acordo efectuado com a Aon Corporation, principal patrocinador da camisola do clube, num negócio avaliado em 22,1 M€ / época, a renovação do contrato com a Nike, Telekom Malaysia e Turkish Airlines, e ainda um negócio inovador com a assinatura de um contrato com a DHL para o patrocínio dos equipamentos de treino, por um valor a rondar os 44,3 M€.


No que diz respeito às transmissões televisivas, e após a renegociação colectiva entre clubes e Premier League, o Manchester United atingiu valores históricos de 132,2 M€. Nesse valor está incluído também a presença na Champions League, o que possibilitou ao Man Utd arrecadar cerca de 53,2 M€.

Com uma média de 75,109 espectadores por jogo em Old Trafford, o Manchester United conseguiu angariar cerca de 120,3 M€ em receitas de bilheteira. A presença até às meias-finais da FA Cup, possibilitou que o clube tivesse feito 29 jogos em casa (mais um do que em 2009/2010), dando uma média de 4,1 M€ por jogo.

Com o afastar da fase de grupos da Champions e respectiva passagem à Liga Europa esta época, as receitas do United irão sofrer um revés. Independentemente do resultado final, grande parte das receitas está inerente às transmissões televisivas e aos prémios de passagem nas diferentes competições. Mesmo assim, o terceiro lugar do pódio não deverá fugir aos "Red Devils" na próxima edição da Football Money League.

Sem comentários: