segunda-feira, 7 de julho de 2014

Uma Guerra?

O anúncio que o FC Porto fez para promover o seu lugar anual junto dos sócios e simpatizantes do clube parece tudo, menos um anúncio para um lugar no campo de futebol.

Para além da assinatura final do vídeo ("Não é um lugar, é um posto de combate"), todo o vídeo faz referências a um qualquer filme de Hollywood protagonizado por um Chuck Norris, um Arnold Schwarzeneeger ou um Steven Seagall. Para além disso, a alusão a um segurança do estádio, a um técnico de manutenção misturados com o som de tiros não é propriamente o melhor cartão de visita que se possa dar do clube que mais ganhou nestes últimos 20 anos.

O vídeo é este:




Bem diferente da acção de marketing deste último fim-de-semana em que encheram a rua Cândido dos Reis para a apresentação dos equipamentos junto dos adeptos, ou do vídeo do primeiro dia de treinos do clube no Olival:




O que está aqui em causa são os termos utilizados para uma campanha de angariação de lugares no estádio. Os jogos de futebol são uma "guerra" (usando termos como a estratégia e a táctica), mas dentro do campo. Cá fora, só o apoio conta. Não são precisos "tiros"...

Sem comentários: