quarta-feira, 8 de maio de 2013

Football Money League. Os últimos 10 (I).

Entre o 11º e o 20º classificado da Football Money League existem emblemas europeus de respeito, que mostram a vitalidade (nuns casos) e a realidade das suas épocas desportivas (noutros casos).

11º - Borussia Dortmund

O campeão alemão de 2011/2012 viu as suas receitas totais aumentarem mais de 49 milhões de euros, num ano em que fizeram a "dobradinha" na Alemanha. A distribuição das suas receitas foram as seguintes:

- Bilheteira - 31,4 M€ (17%)
- Direitos de TV - 60,4 M€ (32%)
- Merchandising - 97,3 M€ (51%)

Mais de metade das receitas do Dortmund provêm do merchandising e do fortíssimo posicionamento que o futebol alemão começa a ganhar na dimensão nacional e internacional.
Os principais argumentos que serviram para alimentar estes números do Dortmund foram os seguintes:

- Adição da companhia ODDSET ao número restrito de "partners"
- Extensão dos contratos com a Evonik (patrocinador de camisolas), com a Signal Iduna (naming do estádio) e abertura da quinta fanshop na cidade


12º - Inter Milão

Longe vão os tempos de glória do Internazionale e de José Mourinho ao seu leme. Desde a saída do treinador português que as receitas do clube milanês têm vindo a decair. Dos 225 M€ (em 2009/2010, ano
da vitória na Champions), o Inter fez 211 M € (em 2010/2011) e 186 M€ na última época de análise às contas. Aliás, o Inter caiu 4 lugares na tabela dos clubes que geram mais receitas, saindo do Top 10. A distribuição das receitas em 2011/2012 foi a seguinte:

- Direitos de TV - 112,4 M€ (60%)
- Merchandising - 50,3 M€ (27%)
- Bilheteira - 23,2 M€ (13%)

Os 13% de receitas de bilheteira que o Inter angariou mostram o verdadeiro problema quando comparado com os 60% de direitos de TV. Ou seja, a TV tira adeptos ao estádio e isso nota-se no caso do Inter, onde um estádio com 80 mil lugares não chega sequer a uma média de 45,000 espectadores (a média foi de 44,577 espectadores / jogo). Para isso, o Inter fez um acordo com um grupo de investidores chineses que convidaram a China Railway Construction Company para pensar num estádio novo para o Inter, seguindo o exemplo da Juventus que construiu um estádio mais pequeno do que o Olímpico de Turim e que assim conquistou uma mais-valia nas receitas de bilheteira. A construção final do estádio está apontada para 2017.


13º - Tottenham Hotspur

O clube londrino teve uma quebra nas receitas totais em 2011/2012 na ordem dos 19 M£ (cerca de 12%), o que fez com que o Tottenham fosse parar ao 13º lugar (desceu duas posições) da Football Money League. Com um 4º lugar na Premier League, mas com a vitória do Chelsea na Champions League, calhou ao Tottenham ir parar à Liga Europa, o que fez com que as receitas dos direitos de TV fossem menores, assim como as receitas de bilheteira também tiveram um decréscimo, devido ao facto de ter tido poucos jogos em casa, apesar de White Hart Lane estar sempre cheio. A distribuição das receitas do clube foi a seguinte:

- Direitos de TV - 76,1 M€ (43%)
- Bilheteira - 50,8 M€ (28%)
- Merchandising - 51,3 M€ (29%)

A questão do merchandising é a que merece maior destaque, já que é uma área onde o Tottenham tem vindo a apostar. Foi a única área das receitas que teve um acéscimo, neste caso de 12% relativamente ao ano anterior. Para isso contribuiu um bi-acordo no patrocínio das camisolas, ou seja, quando o Tottenham joga na Premier League usa a Aurasma como patrocinador e nas competições europeias usa a Investec. Para além disso, o velhinho White Hart Lane também parece ter os dias contados. Os Spurs receberam recentemente uma autorização para projectarem um novo estádio na zona de Tottenham, pelo que também estão na expectativa de quererem ter mais receitas no campo da bilheteira.


14º Schalke 04

O clube da cidade operária de Gelsenkirchen desceu 4 lugares na tabela da Football Money League 2011/2012 devido à ausência da Champions League e à fraca prestação desportiva nas competições internas, como o caso da Taça da Alemanha.
Um decréscimo nas receitas de 27 M€ fez com que o Schalke 04 tivesse quebras nos direitos de TV e nas receitas de bilheteira, mas a parte de merchandising teve um crescimento que compensou de alguma foram essas perdas. Não foi o suficiente, mas foi um factor que aumentou. A distribuição das receitas foi a seguinte:

- Direitos de TV - 38 M€ (22%)
- Bilheteira - 43,1 M€ (25%)
- Merchandsiing - 93,4 M€ (53%)

Mais uma vez, o merchandising volta a ter uma importância relevante nos clubes alemães e o Schalke 04 não é excepção. Mais de metade das receitas que os Die Knappen (mineiros, em alemão) angariaram resulta das várias vertentes comerciais do clube, que para além de aproveitar as comodidades da Veltins Arena, o recente acordo com a Gazprom para o prolongamento do patrocínio da camisola até Junho de 2017, no valor de 15 M€ / época. Não há dúvida de que o futebol alemão será uma forte potência nos próximos tempos e estes valores de receitas a isso demonstram. A capacidade, especialmente comercial, será determinante para influenciar todas as outras formas de receitas. O Schalke 04 é um bom exemplo disso.


15º Napoli

O clube italiano foi uma das surpresas da Football Money League de 2011/2012 ao subir 5 lugares na tabela, do 20º para o 15º lugar, com um aumento de 33 M€ no total de receitas acumuladas, cifrando-se nos 148 M€. Para isso, contribuiu e muito a presença na Champions League, a vitória na Taça de Itália e o 5º lugar na Serie A. Todas as receitas aumentaram relativamente ao ano anterior, sendo que a sua distribuição foi a seguinte:

- Direitos de TV - 85,8 M€ (58%)
- Bilheteira - 24,6 M€ (16%)
- Merchandising - 38 M€ (26%)

O destaque vai para a bilheteira, já que teve um aumento de 12% relativamente ao ano anterior, mas que ajudaou o Napoli a encher o estádio várias vezes, devido ao facto de ali se terem deslocado para jogar equipas como o Bayern de Munique, o Chelsea ou o Manchester City. Com audiências médias superiores aos 35,000 lugares, as receitas de bilheteira não ultrapassa
ram os 16% do total de receitas, vincando e bem a realidade da dependência televisiva do futebol italiano (cerca de 58% das receitas do Napoli são provenientes dos direitos de TV).

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