segunda-feira, 9 de abril de 2012

10 marcos que tornam Messi uma lenda

1. 1 Maio 2005
Com 17 anos, 10 meses e 7 dias, Messi torna-se no mais jovem marcador de golos no FC Barcelona, num jogo contra o Albacete. Um recorde que seria quebrado por Bojan Krkic, que marcou um golo frente ao Villarreal em Outubro de 2007, com a idade de 17 anos, 1 mês e 20 dias. Mas mesmo assim, qual o papel de Messi nesse recorde de Krkic? Fez a assistência para golo.



2. 2 Julho 2005
Final do Campeonato do Mundo de Sub-20, na Holanda, entre Argentina e Nigéria. Na selecção alvi-celeste, nomes como Garay, Zabaleta e Aguero. Do lado africano, Taiwo, Obasi e Mikel. Messi marcou 2 golos, um de penalty e deu o título à Argentina. Foi eleito o melhor jogador do torneio e foi também o melhor marcador da competição.






3. 2 Março 2006
Primeiro golo pela Selecção principal da Argentina, num jogo de preparação para o Mundial de 2006, frente à Croácia. A Argentina perdeu 2-3, mas Messi marcava o primeiro dos 22 que tem ao serviço da selecção em 68 jogos.





4. 10 Março 2007
Real Madrid e Barcelona encontram-se em Camp Nou para mais uma jornada de La Liga. Os "merengues" estiveram em vantagem por três ocasiões, mas "La Pulga" estava irrequieta e assinou um hat-trick pela equipa "culé", deixando assim o resultado num espantoso 3-3. 





5. 18 Abril 2007
Lionel Messi é comparado pela primeira vez a Diego Armando Maradona. Num jogo contra o Getafe, em Camp Nou, para a Copa del Rey, Messi pega na bola no seu meio-campo defensivo e corre com ela entre os defesas da equipa dos subúrbios de Madrid, para assinar mais uma obra de arte. As comparações com Maradona tornam-se evidentes e até D10S comentou o momento, não deixando de salientar que o golo dele fora mais importante, já que tinha sido nos quartos-de-final de um Campeonato do Mundo, frente à Inglaterra.





6. 1 Fevereiro 2009
O Barcelona está a perder no El Sardinero, em Santander, frente ao Racing e Messi está no banco. Pep Guardiola diz que La Pulga tem de entrar e o argentino assina dois golos que colocam o Barcelona a vencer. Nada de mais extraordinário não fosse o facto de um dos golos que Messi marcou tenha sido o golo 5000 do Barcelona na Liga Espanhola. Messi voltaria a assinar o golo 5100 da equipa "blaugrana", num jogo frente ao Almeria, mas o golo 5000 ninguém lho tira.





7. 27 Maio 2009
70 minutos de jogo em Roma, na Final da Champions League entre FC Barcelona e Manchester United. Xavi cruza a bola para a área e Messi salta para um golo que dá a vitória aos "culés" e os embala para uma época memorável sob o comando de Pep Guardiola. Nessa época, Liga, Taça, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, Supertaça de Espanha e FIFA World Club (também com um golo de Messi). A época mais gloriosa de Messi até agora.





8. 29 Fevereiro 2012
Messi faz o seu primeiro hat-trick pela selecção argentina, num amigável frente à Suíça. Alejandro Sabella, seleccionador argentino diz que "ter Messi é uma benção".





9. 7 Março 2012
Uma semana depois do hat-trick à Suíça, Messi voltou a brilhar, desta vez, na Champions League. Pela primeira vez, um jogador consegue marcar 5 golos no mesmo jogo. A vítima foi o Bayer Leverkusen, que saiu vergado a uma goleada de 1-7. Guardiola afirma que Messi "é o melhor que existe e que não há nenhum melhor do que ele e que é uma sorte ser treinador dele". Já Robin Dutt, treinador do Leverkusen, disse que "o Barça é uma equipa de outra dimensão e a melhor do Mundo, mas que com Messi, torna-se uma equipa de outra galáxia".





10. 20 Março 2012
Durante 57 anos, César Rodriguez foi o melhor marcador da história do FC Barcelona, com 232 golos, nos 16 anos que passou em Camp Nou, entre 1939 e 1955. Juntamente com Kubala, Moreno e Manchon, formaram uma equipa de respeito que conquistou 5 taças em 1951/52. Mas Messi, no jogo contra o Granada, estava com vontade de quebrar o recorde e assim o fez. Assinou mais um hat-trick e passou César Rodriguez, chegando nesse dia aos 234 golos com a camisola do FC Barcelona. Já faz parte da história.





Vídeos: You Tube
Texto adaptado de FIFA (FIFA.com)

Sem comentários: