O Ajax venceu o De Graafschap, no ArenA de Amesterdão, por 3-1, resultado feito na primeira parte. Com este resultado, e com a derrota do AZ Alkmaar, em Eindhoven, o Ajax dispõe de 6 pontos de vantagem, quando faltam 4 jornadas para o fim da Eredivisie.
Do jogo de hoje, o destaque vai para Boerrigter, que marcou dois golos e para Eriksen, cada vez mais influente no estilo de jogo que o Ajax implementa.Quando o Ajax parte para a fase de construção do ataque, Anita desce para terceiro central e fica lado a lado com Vertonghen e Alderwereild. Van der Wiel sobe pelo seu flanco para dar ajuda a Aissati e Blind faz o mesmo com Boerrigter. Blind tem no entanto, outro papel importante, que se chama compensação, e que a faz quando Vertonghen sobe no terreno de jogo, assumindo-se como o terceiro médio de transição.
Theo Janssen tem um papel menos activo neste Ajax do que o que tinha no Twente. Apesar de alguns movimentos verticais de ruptura, Janssen participa mais na primeira fase de construção do que na fase de conclusão. Para isso está mais perto da área Eriksen.
Desta vez, a 9, jogou De Jong, que saía mais vezes da área para os movimentos interiores de Boerrigter.
O De Graafschap, apesar da boa troca de bola, não conseguia levar a bola jogável para outras zonas do terreno, porque a própria pressão do Ajax, a começar logo à saída da grande área do De Graafschap a isso implicava.
Foi um jogo interessante de ver. A forma como o campeonato holandês é jogado de forma aberta, o jogo pelo jogo, sem aquela preocupação pelo "pontinho" dá nisto. Um jogo agradável para se ver e com jogadores com qualidade para outros patamares. No Ajax, Vertonghen é claramente um desses valores, que deverá sair no final da época. Tem futebol para outros campeonatos, seguramente.
Sem comentários:
Enviar um comentário