sexta-feira, 11 de junho de 2010

34 Jogadores da Eredivisie no Campeonato do Mundo

Neste Mundial, cerca de 34 jogadores que fizeram a Eredivisie na última época estarão no Mundial da África do Sul, que começa hoje. Alguns deles provavelmente não terão ouvido falar, mas serão jogadores que terão algum impacto neste próximo mês. Os jogadores da Selecção Holandesa serão para serem discutidos mais tarde, quando a Holanda fizer o primeiro jogo contra a Dinamarca.

O Ajax tem nove jogadores no Campeonato do Mundo, a maioria deles na equipa holandesa. O jogador a observar, é no entanto, uruguaio e dá pelo nome de Luis Suarez. Melhor marcador da Liga Holandesa e cobiçado por grandes clubes europeus, como o Manchester United. É uma das estrelas uruguaias e tendo ao lado Diego Forlán, será concerteza uma dupla que fará da equipa sul-americana uma das que mais estragos poderá provocar na África do Sul. Outro ex-jogador do Ajax que se poderá observar é Marko Pantelic, da Sérvia. Ele fez uma boa época, mas sairá do clube de Amesterdão, por causa de não ter encontrado um acordo sobre a duração do contrato. Espero ver efectivamente Pantelic e Suaréz marcarem golos!

Os campeões holandeses Twente vão ter sete jogadores na África do Sul. Atenção a Blaise N'Kufo, da Suíça, Miroslav Stoch, um extraordinário extremo emprestado pelo Chelsea e que acabou de assinar pelo Fenerbahce, podendo mesmo ser uma das grandes surpresas da equipa eslovaca e ainda Cheick Tiote, da Costa do Marfim. Bernard Parker, que jogou muito bem na Taça das Confederações do ano passado, não jogou muito esta época no Twente.

Os campeões de 2008/2009 AZ terão cinco jogadores. O que provavelmente terá maior impacto será Sérgio Romero, da Argentina. Teve uma época fantástica quando o AZ foi campeão e se a sua selecção tiver sucesso, uma transferência é sempre bem vista nos cofres do AZ, devido à sua situação financeira.

Outros jogadores a merecerem destaque são Tim Matavz, um jovem avançado esloveno que joga no Gronigen, o avançado Matthew Amoah do Gana e ainda Jon Dahl Tomasson, o avançado dinamarquês, que joga no Feyenoord. O PSV tem dois jogadores mexicanos que entram já hoje em acção: Carlos Salcido e Maza Rodriguez. Salcido não teve uma época brilhante e cometeu muitos erros defensivos nesta época que passou.

Finalmente, é um bocado estranho ver dois jogadores do Sparta no Campeonato do Mundo. Seliga e Adeleye (que foi transferido para o Mettalurg Donetsk no final da época) foram despromovidos, mas terão a chance de estarem presentes no Mundial da África do Sul.

Todos os jogadores poderão ser vistos aqui.


por Mark van Rijswijk

Sem comentários: