
Rafa Benitez saíu de comum acordo do Liverpool, após 6 épocas em Anfield Road.
Como em tudo na vida, o ciclo acabou na cidade dos Beatles e o clube mais emblemático de Liverpool não conseguiu ganhar o campeonato que lhe foge há mais de 20 anos.
Em 6 anos, Benitez conseguiu ganhar uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia, uma Taça de Inglaterra e uma Supertaça Inglesa, muito pouco para um clube como o Liverpool.
Os seus adeptos são dos mais exigentes de Inglaterra e por isso, as sucessivas campanhas na Champions League e na Liga Europa não foram suficientes para Rafa Benitez conseguir justificar o 7º lugar desta época.
Estive em Liverpool este ano e reparei que os adeptos (a maioria deles) tem uma opinião de Rafa pouco favorável. Dizem que é muito defensivo, que a equipa não joga bem e esse é um dos factores para não gostarem dele.
Preferiam um Liverpool a jogar ao ataque, independentemente do resultado, porque foi assim que conheceram e é assim que conhecem o Liverpool a jogar.
Em 6 anos, Benitez foi buscar jogadores de nomeada para o clube. Em 2004/2005 (primeira época) foi buscar Luis Garcia, Xabi Alonso, Morientes, Cissé e Pellegrini (que hoje é seu adjunto).

Em 2005/2006 Pepe Reina, Agger, Crouch e Sissoko. Em 2006/2007 Mascherano, Kuyt, Fabio Aurélio, Insúa e Bellamy. Em 2007/2008 Torres, Babel, Lucas, Voronin e Skretel. Em 2008/2009 Riera, Keane e Cavalieri. E no ano passado Aquilani, Maxi Rodriguez e Kirgyakos.
Mesmo com estas contratações, o Liverpool não conseguiu ombrear com os outros grandes ingleses.
E mesmo com isso, os problemas financeiros acumularam-se e o poder negocial foi mais reduzido para trazer jogadores de craveira internacional para ajudar ainda mais o clube a desenvolver-se.
Rafa Benitez chegou a Liverpool vindo de um Valencia campeão de Espanha. Impôs a sua filosofia, mas nunca conseguiu ter uma vitória que conquistasse o coração das gentes de Liverpool e essa vitória é a da Premier League. Quem o conseguir, ficará para sempre registado na história de Anfield e nas margens do Merseyside.
Sem comentários:
Enviar um comentário