
Os holandeses ganharam o seu primeiro jogo no Campeonato do Mundo por 2-0, frente à Dinamarca. Como sempre, as expectativas holandesas estão sempre altas. É uma boa equipa, com jogadores muito talentosos, especialmente no meio-campo e no ataque. Os jogadores defensivos são sempre questionados pelos holandeses, mas o jogo com a Dinamarca mostrou precisamente o contrário, para ser sincero. Algo contrário ao que se passou nos jogos de qualificação, a defensiva holandesa não esteve tão mal como se estava à espera.
Na Holanda, toda a gente tem a mesma opinião: temos grandes jogadores, especialmente a nível técnico e que podem fazer a diferença. Basta olhar para Sneijder, Van Persie, Van der Vaart e Robben, quatro dos mais talentosos jogadores do Campeonato. E todos parecem concordar que a defesa é o principal problema para esta equipa holandesa. É mesmo dito que a defesa não é suficiente para ser Campeã do Mundo.
Mas se olharmos para as estatísticas, estamos errados. A Holanda só sofreu dois golos na fase de qualificação. É óbvio que os adversários também não eram muito fortes, mas mesmo assim, a defesa só concedeu dois golos. Não é nada mau... E mesmo assim, a Holanda continua imbatível há 20 jogos. Não se consegue isso com uma defesa fraca. O último país a bater a Holanda foi a Austrália, a mesma equipa que acabou goleada pela Alemanha. Aliás, a Austrália foi a única equipa que conseguiu ganhar a Van Marwijk, desde que este é seleccionador.
Mas o principal é que a defesa não é assim tão má como se pensa. Stekelenburg é um valioso guarda-redes. Van der Wiel é um dos maiores talentos que existe na lateral direita de todo o Mundo. Heitinga fez uma boa época no Everton e ganhou maior maturidade enquanto central. Joris Mathijsen jogou quase todos os minutos no Hamburg: na Europa, na Bundesliga, na Taça da Alemanha e na Selecção Holandesa. Aliás, não tem perdido muitos jogos nas últimas épocas. E Van Bronckhorst não é o lateral esquerdo mais rápido do Mundo, mas tem muita experiência e jogou o 100º jogo pela Selecção frente à Dinamarca.
O jogo contra a Dinamarca não foi muito bom. Snjeider e Van Persie não foram tão influentes como deviam. Van Bommel fez um bom jogo, e na minha opinião, foi dos jogadores mais importantes da equipa. Mas a verdade simples é que o ataque holandês não esteve no seu melhor e a defesa esteve muito bem, sem erros, mantendo a baliza inviolável.
Por isso, a Holanda, já com a defesa em boa forma, apenas necessita dos avançados em grande para que o Mundial lhe corra mesmo muito bem.
por Mark van Rijswijk
Sem comentários:
Enviar um comentário