quinta-feira, 21 de março de 2013

Football Money League. Barcelona.

O FC Barcelona é, a exemplo das quatro épocas anteriores, o segundo clube do Mundo com mais receitas geradas. Sempre atrás do Real Madrid, os dois grandes clubes espanhóis beneficiam muito do contrato assinado com a Mediapro sobre a gestão dos direitos televisivos, sendo esta uma situação que é claramente diferenciadora na questão da capacidade de adquirir receita aquém dos outros clubes.

Também o "Barça" aumentou as suas receitas de 2010/2011 para 2011/2012 em 7%, tendo encaixado cerca de 483 M€, consumados na conquista da Taça do Rei, da Supertaça Espanhola e do Campeonato do Mundo de Clubes, fechando assim a epopeia de Pep Guardiola como treinador do clube, ao atingir o 14º troféu, num total de 18 possíveis.

A diferença de 30 M€ entre o clube catalão e o Real Madrid é difícil de diminuir, apesar do Barcelona, ao longo dos anos, ter vindo a melhorar a sua percepção global e mundial no que ao futebol diz respeito, com a conquista dos vários títulos da era Guardiola. O próprio reconhecimento de Leo Messi como melhor jogador do Mundo tem catapultado o nome do clube da cidade condal para patamares que ainda não tinha atingido, mas mesmo assim, a diferença de valores de receitas continua praticamente o mesmo (entre os 30 e os 40 M€) ao longo destes últimos 5 anos.

Em termos gerais, a distribuição dos valores de receitas foi o seguinte:
- Merchandising - 186,9 M€
- Bilheteira - 116,3 M€
- Direitos TV - 179,8 M€

A parte de merchandising foi a que mais cresceu nos últimos anos no Barcelona. Só nos últimos dois houve um crescimento de cerca de 53%, e a última época, cerca de 30,6 M€ contribuíram para que esta parte das receitas fosse das mais lucrativas do clube catalão. Não é de espantar que o recente acordo com o Qatar (no valor de 30 M€ anuais), onde o nome da Qatar Foundation é substituído pelo nome da Qatar Airways teve o seu enorme peso. Fora isso, toda a marca Barcelona é muito bem aproveitada, não só na capital da Catalunha, mas também em países onde a marca é extremamente conhecida e onde vai nas suas excursões de pré-época. Lembro-me de que, em 2007, foi-me dito na altura pelo director de Marketing do clube, que o Barça cobrava, só para fazer um jogo amigável, cerca de 2 M€, fora o restante gasto com deslocações, hóteis e afins. Com o manancial de títulos que conquistou entretanto, esse valor deve ter aumentado substancialmente, entrando assim também nestas contas do merchandising.


No que à bilheteira diz respeito, também houve um aumento de 5%, sendo agora, na lista da Deloitte o quarto clube com maior valor de bilheteira. Apesar de ter disputado o mesmo número de jogos em casa do que na época anterior, o aumento dos preços dos bilhetes é a razão plausível para que  esse aumento de mais 5 M€ tenha acontecido, uma vez que o número médio de assistência em Camp Nou diminuiu para os 75,069 espectadores (na época anterior tinha sido de 79,000).

Quanto aos Direitos de TV, houve um ligeiro decréscimo de 3,9 M€, muito em parte devido à saída nas meias-finais da Champions League, o que representa um menor encaixe financeiro por parte da UEFA. Só em competições europeias, foram cerca de 11 M€ a menos. Conseguiram fazer um encaixe maior nas competições nacionais (como é o caso da Taça).

A diferença já acima referida de 30 M€ para o Real Madrid poderá ser reduzida este ano, caso o Barça vá longe na Chmapions League, uma vez que parece que tem a Liga Espanhola já garantida. Se entrentanto, continuar a aumentar a parte de merchandising ao mesmo ritmo dos últimos dois anos, então teremos uma redução ainda maior. Tudo estará dependente do que o resto da época do Barcelona trará. Esperemos para ver.

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