O Manchester United é o terceiro classificado nesta lista da Deloitte e é o clube que melhor consegue dividir as receitas. Se olharmos para a divisão das receitas e para a sua importância no clube, temos o seguinte:
- Merchandising (37%)
- Direitos TV (32%)
- Bilheteira (31%)
O Manchester United consegue quase uma divisão perfeita das suas receitas, o que mostra que o foco profissional do clube mantém-se inalterado. Aliás, a grande diferença dos clubes espanhóis para os restantes são mesmo os valores quase "pornográficos" dos Direitos de TV, que fazem com que a distância seja maior do que seria, se os valores em Espanha fossem similares ao resto da Europa.
Os 145,4 M€ que o Mancehster United arrecadou em receitas comerciais na época 2011/2012 devem-se sobretudo a três vertentes importantes: o acordo com a DHL para a sponsorização do equipamento de treino (negócio avaliado em 10M£ / ano); negócios com os novos meios de media e internet (20 m£) e o acordo com a Chevrolet para o patrocínio da camisola, onde sete anos representam cerca de 357M £.Ou seja, os vectores que transmitem visibilidade ao clube, são os que mais geram receitas, como é o caso das camisolas, dos fatos de treino e das aplicações móveis (cada vez mais uma tendência generalizada).
No que aos direitos de TV diz respeito, o Manchester United recebeu cerca de 128,5 M€, o que é um decréscimo de cerca de 11%, relativamente à época anterior, já que o clube inglês foi para a Liga Europa (tendo sido eliminado da Champions League pelo Benfica e Basileia) e depois foi eliminado na Liga Europa pelo Athletic Bilbao, finalista vencido da competição. Com isso, os lucros e distribuição dos dinheiros da UEFA diminuiu, tendo em conta que no ano anterior (2010/2011) tinha chegado ao final da Champions League, perdendo para o Barcelona por 3-1.
A audiência média de 75,387 espectadores em Old Trafford na época 2011/2012 foi ligeiramente aumentada relativamente ao ano anterior, o que permitiu um aumento de 100 mil libras por jogo, mas como foram disputados menos jogos no "Teatro dos Sonhos", o valor total diminuiu cerca de 11% para os 122 M€.
Apesar de ter aumentado os valores totais de receitas dos 367 M€ para os 396 M€, nota-se que a época 2011/2012 foi para o Manchester United muito mais proveitosa nos corredores do que nos campos de futebol. Os acordos alcançados para os patrocínios são a prova de que, muitas vezes, a notoriedade do clube é mais do que suficiente para se arranjar bons negócios, independentemente da sua prestação desportiva. O decréscimo nas receitas de TV e nas receitas de bilheteira são a consequência dessa má época desportiva. No entanto, serão valores que este ano tomarão outro resultado, uma vez que o Manchester United está perto de se sagrar campeão inglês, e apesar de ter sido eliminado da Champions League pelo Real Madrid, já conseguiu mais nesta presença nos oitavos-de-final do que na carreira da época de Liga Europa.
A manutenção do 3º lugar deverá ser assim uma realidade no próoimo ano da Deloitte Football Money League.
Sem comentários:
Enviar um comentário