Na FC Business Magazine deste mês (disponível para quem se registar no site), saiu um artigo sobre a percepção que os adeptos ingleses têm dos patrocinadores dos clubes que disputam a Premier League.
O quadro mais abaixo é o resultado do inquérito realizado pela BDRC Continental e foram inquiridos cerca de 1500 adeptos de futebol no Reino Unido:
Vários pontos a reter:
- Os primeiros quatro clubes percepcionados pelos adeptos são os clubes que participaram este ano na edição da Champions League (Arsenal, Man City, Chelsea e Man Utd)
- Em quinto lugar surge o Norwich e o seu patrocinador, a Aviva. Este resultado é alcançado porque a percepção que as pessoas em Inglaterra têm da Aviva é que a mesma se situa em Norwich, e por isso, associam a marca ao seu local de origem e neste caso, ao clube local. Isto mostra que as marcas que investem no futebol, não olham só para o mercado global, como as marcas dos grandes clubes, mas que a importância que é dada ao mercado local é também ele fundamental.
- Clubes como o Tottenham, o Sunderland e o Aston Villa não têm os seus patrocinadores muito percepcionados. Isto deve-se ao facto das marcas não serem conhecidas, nem terem como "core business" o grande público. Patrocínios nos valores de 10 M£ (no caso da Aurasma - Tottenham) ou de 20 M£ (no caso da Invest in Africa - Sunderland) representam em termos de percepção, 11 e 15% aos olhos dos adeptos.
- O que se passa com os clubes em Inglaterra, e no caso das camisolas e do seu patrocínio, é que os investidores olham para as equipas como um veículo de transmissão da sua marca e imagem. Nuns casos são bem sucedidos. Noutros, o investimento efectuado poderá não ter o retorno de investimento esperado.
Em jeito de conclusão, e olhando para os números, a totalidade dos patrocínios de camisolas nos clubes da Premier League ascende aos 145 M£ / ano (cerca de 167 M€). Este estudo sobre a percepção dos adeptos relativamente aos patrocinadores dos clubes mostra que nem sempre quem investe mais, consegue lucrar mais. E mesmo assim, o investimento que é feito, fica sempre dependente das classificações que cada clube alcança.
A título de exemplo, se olharmos para o Swansea, que com 1,1 M£ / ano de patrocínio para o 32 Red (Apostas Online de Casinos), notamos que a percepção que os adeptos têm em identificar o patrocínio ao clube faz com que o próprio patrocinador tenha de identificar as suas ligações aos mercados potenciais de clientes. Note-se que o Swansea este ano, já ganhou a Taça da Liga Inglesa. Essa conquista deveria ter sido mais bem aproveitada pelos diferentes patrocinadores, e pelo resultado do estudo, isso não aconteceu.
Para os clubes, o patrocínio das camisolas é mais uma fonte de rendimento, e os mesmos, usando o seu historial e conquistas, conseguem atingir valores verdadeiramente astronómicos. Quanto aos patrocinadores, compete aos mesmos, ver qual é a melhor forma de passar o seu nome. O exemplo Aviva é o melhor.

Sem comentários:
Enviar um comentário