terça-feira, 16 de abril de 2013

Football Money League. Arsenal.

O Arsenal é o 3º clube inglês que aparece em 6 possíveis na Football Money League, mostrando neste caso, não só a vitalidade da Premier League, mas também a gestão profissional que é efectuada nos clubes ingleses, hoje em dia, que visa uma relação profícua entre receitas e despesas.

Apesar de estar a passar pelo 125º aniversário, o clube de Londres não conseguiu melhor do que o 3º lugar na Premier League e de ser precocemente afastado da FA Cup e da Champions League (saída nos oitavos-de-final).

Ao nível das receitas, o Arsenal teve a seguinte distribuição em 2011/2012:

- Bilheteira (117,7 M€)
- Direitos de TV (107,7 M€)
- Merchandising (64,9 M€)

As receitas de bilheteira representam cerca de 41% do total de receitas do clube e são simbolizadas pela utilização do Emirates Stadium. A lotação de 60,000 lugares está praticamente esgotada em todos os jogos do Arsenal e o jogo de qualificação para a Champions League permitiu uma receita extra de mais 2,5 M€, cifrando-se o total de receitas em 117,7 M€.

Os direitos de TV também têm a sua importância no sentido em que representam cerca de 37% do total de receitas. No entanto, a saída precoce da Champions League, assim como as presenças pouco abonatórias nas Taças Nacionais reflectiram-se numa diminuição relativamente ao ano anterior, mas que foi compensada pela classificação final na Premier League (3º), a qual ajudou a equilibrar um pouco mais esta receita específica.

A parte de merchandising é a que necessita de maior aproveitamento, já que representa apenas 22% do total de receitas. A diferença para o Manchester United cifra-se nos 65 M€ a menos, o que faz com que o Arsenal se tenha de direccionar para um desenvolvimento do seu modelo de negócio e das suas áreas de negócio para que a repartição das receitas seja mais homogénea do que é agora.
Os novos contratos assinados com a Bharti Airtel e com a Malta Guinness ajudaram a incrementar um pouco as receitas do clube, mas é necessário renovar o contrato com a Nike, apesar de já ter chegado a acordo com a Emirates Airlines para uma extensão do contrato, quer para patrocínio da camisola, quer para o naming do estádio.

Apesar de se ter qualificado no final da época passada pela 15ª vez consecutiva para a Champions League, a principal missão do Arsenal passa por gerar mais receitas, por forma a não aumentar ainda mais a diferença entre o Manchester United e a não se deixar ultrapassar pelos outros clubes ingleses.

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