O AC Milan é o primeiro clube italiano a aparecer na tabela dos clubes com mais receitas na época 2011/2012. A oitava posição que ocupa mostra bem que dos três tipos de receitas que angaria há um que tem uma importância capital que são os direitos de TV. Cerca de 49% das receitas do AC Milan provêm dos direitos de TV e representam cerca de 126,3 M€.Este valor foi aumentado em 17% de 2010/2011 para 2011/2012, devido à participação na Champions League, na 2ª posição da Liga Italiana e na disputa da Supertaça de Itália, que se disputou na China. Quase metade da receita total do clube italiano é baseado na televisão e no que daí advém, pelo que a importância desmesurada que se dá em Itália a este tipo de receita afecta, e de que maneira, todas as outras fontes.
O aumento de 9% do total de receitas (cerca de 257 M€) é também ele devido aos cerca de 96,8 M€ que angariou em receitas de merchandising. O AC Milan ainda é um ícone do futebol italiano, não só pelo que conquistou nos anos 80 e 90, mas pelo pouco que ganhou na primeira década do segundo milénio. Esse papel de ícone faz com que a Emirates tenha optado por assinar um contrato de longa duração para o patrocínio de camisolas. Para além disso, acordos com a Iziplay Poker, Trenitalia (companhia de caminhos de ferro italiana) e United Biscuits fazem com que o AC Milan tenha receitas ao nível do merchandisign com valores, digamos, "simpáticos".
Havendo cerca de 87% das receitas divididas em dois factores (direitos de TV e merchandising), as receitas de bilheteira são as que mais sofrem. Para além da concorrência da TV, as audiências médias nos jogos do Milan em casa reduziram-se de um ano para o outro dos 53,637 para 48,487. Mesmo assim, as receitas de bilheteira também aumentaram, porque houve mais dois jogos do que na época transacta e os preços dos bilhetes também eles aumentaram. Para se ter uma ideia de como esta questão da bilheteira afecta o AC Milan, o Chelsea, em Stamford Bridge consegue o triplo das receitas, com um estádio com metade da dimensão de San Siro.
O AC Milan corre assim o risco de sair do Top-10, devido a esta questão da bilheteira. Se houver uma política mais agressiva no que aos preços dos bilhetes diz respeito, para além da performance desportiva, o clube italiano poderá manter-se nos dez clubes que mais receitas gerem no Mundo, caso contrário...
Sem comentários:
Enviar um comentário