segunda-feira, 1 de abril de 2013

Football Money League. Bayern Munique.

Apesar de não ter ganho nada em 2011/2012, o Bayern de Munique conseguiu aumentar o seu valor de receitas e tornar-se no 4º classificado desta Football Money League.

O maior clube alemão conseguiu aumentar as suas receitas em 15%, no valor de 47 M€ para um total de 368,4 M€, apesar de não ter ganho nem campeonato nem Taça (perdidos ambos para o Borussia Dortumund) e de ter estado na Final da Champions em casa (no Allianz Arena, perdida para o Chelsea).

As receitas de bilheteira do clube bávaro aumentaram em 13,5 M€ (cerca de 19%) para os 85,4 M€, apesar de não ter havido aumento dos preços dos bilhetes. O Bayern conseguiu este aumento nas receitas de bilheteira devido a dois factores fundamentais:

- Mais jogos disputados em casa (25, em comparação aos 23 da época anterior)
- Receita partilhada pelo facto da final da Champions League se ter disputado na Allianz Arena

No que aos direitos de TV diz respeito, o Bayern também aumentou as receitas dos 71,8 M€ para os 81,4 M€, devido à participação na Champions League, uma vez que o clube bávaro chegou à final da competição, e com isso, os prémios são muito maiores relativamente aos outros clubes.

Nas receitas de merchandising, o mais importante factor de receitas do Bayern (representa 55% do total de receitas) fez com que o clube alemão fosse o primeiro a ultrapassar, neste campo específico, os 200 M€ em receitas comerciais. Para este valor, os acordos comerciais que o Bayern gera são impressionantes:

- Acordo com a Adidas para a renovação dos equipamentos, com um valor estimado de 25 M€ / ano, até 2020
- Adição da Imtech ao portfolio de parceiros premium do Bayern, bem como a renovação de contratos com a Samsung e a cerveja Paulaner
- Fecho de novo contrato para o patrocínio da camisola com a Deutsche Telekom até 2017, num negócio avaliado em 30 M€ / ano

O Bayern de Munique é claramente o maior clube alemão e o resultado das suas contas a isso o demonstra. Depois de duas épocas em branco, em 2012/2013, a equipa bávara prepara-se para ser campeã, está nas meias-finais da Taça (após eliminar o Dortmund) e está nos quartos-de-final da Champions League.
Para além de já ter anunciado o acordo com Pep Guardiola, o que faz com que o interesse na Bundesliga tenha mais impacto mediático, este facto vai fazer com que a negociação dos direitos televisivos venha a ter também a sua importância. As notícias para o lado da Allianz Arena serão certamente positivas e prevê-se um aumento das receitas nesta época, fazendo com que o Bayern se afaste dos restantes concorrentes e se aproxime mais dos 3 principais clubes ao nível das receitas (Real Madrid, Barcelona e Manchester United), cimentando a sua posição global na Football Money League.

Sem comentários: