O Newcastle United é um dos emblemas ingleses mais conhecidos. Esta época, disputou o Championship (2ª Divisão inglesa), em virtude de ter descido o ano passado. Mas o mais curioso nisto é que, avaliando pelas receitas e pelo Relatório Anual da Deloitte, o Newcastle foi o 20º clube do mundo em valor de receitas geradas por um clube. E como isso é possível? Através desta distribuição:
Bilheteira - 34,1 M€
Direitos TV - 44,1 M€
Merchandising - 22,1 M€
Se atendermos ainda à audiência média que o clube gerou nas últimas três décadas, temos o seguinte:
2007/2008 - 51,300 espectadores
2008/2009 - 48,800 espectadores
2009/2010 (até 31 Janeiro 2010 e em média) - 42,300 espectadores
É perfeitamente legítimo que as audiências decaiam quando o clube está em posição menos favorável, mas mesmo assim, um clube do Championship como o Newcastle conseguia ter, no final de Janeiro, mais assistência média de espectadores do que o Milan (41,600) e a Roma (36,600), em comparação com o rácio capacidade máxima / assistência média.
A verdade é esta: Se um clube tiver uma massa crítica fiel (neste caso, os adeptos), tem meio caminho andado para o sucesso. O problema depois é saber gerir o que o futuro reserva. O Newcastle voltou à Premier League para a época 2010/2011. Os contratos televisivos serão outros, mais lucrativos seguramente, e a gestão será diferente. Mas isso não impedirá do Newcastle continuar a ser dos clubes mais valiosos do Mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário