No próximo sábado, Bayern Munich e Internazionale encontram-se na final da Champions League. Uma equipa alemã e outra italiana, mas com quatro holandeses que influenciaram ambas as equipas nesta época.
Comecemos pelo Internazionale.
Wesley Sneijder foi vendido pelo Real Madrid e tornou-se num ápice no jogador mais importante na equipa de José Mourinho. Aliás, o próprio Mourinho já o disse. O treinador português mandou-lhe mensagens pessoais no sentido de o persuadir a mudar-se para Milão. Sneijder não queria ir, porque sentia que tinha lugar em Madrid, mas acabou por ir para a capital da moda italiana. E no Inter, foi crucial no sucesso do clube este ano. Um Sneijder em excelente forma faz a diferença no Inter e na Selecção Holandesa no Mundial.
Existe quase como que um paralelo com Arjen Robben. Também teve de sair de Madrid, porque o Real queria jogadores mais "valiosos" como Káká ou Cristiano Ronaldo. Assim, Robben foi eleito o melhor jogador da Bundesliga esta época. É o melhor marcador da equipa com 16 golos e foi visto muitas vezes como o factor principal para o sucesso no campeonato e na conquista da taça. E, como Sneijder, a principal questão é saber se estará em forma suficiente para o resto da época (ou pelo menos, para o que resta dela). A sua habilidade nunca foi questionada, só que os problemas físicos que teve ao longo da carreira foram demasiados.
Mark Van Bommel é o primeiro não-germânico capitão a vencer um título Alemão. Teve uma época fantásticas e jogou, provavelmente o melhor futebol da sua já longa carreira. Está com 32 anos e no seu país natal existe muita gente que pensa que ele deveria ser o capitão da Selecção Holandesa. Van Bommel teve um conflito com o anterior selccionador nacional, Van Basten e recusou-se a jogar pela Selecção, enquanto o ex-avançado do AC Milan fosse o seleccionador.Mas agora é Bart Van Marwijk o seleccionador da selecção holandesa e Van Bommel tem razões para sorrir outra vez. Ao início, poderia-se supôr que Van Bommel tivesse um tratamento preferencial, mas agora ele é um dos indiscutíveis da selecção holandesa. Nós temos Van Persie, Robben, Sneijder, Van der Vaart, entre outros, mas Van Bommel, é na minha opinião, o jogador mais importante de todos. Ele traz muitas coisas à Selecção que outros não, como por exemplo, uma mentalidade vencedora, de nunca desistir e a de querer vencer, a qualquer custo.
O quarto holandês que terá influência no próximo sábado será Louis van Gaal. Ele terá de ser considerado um dos melhores treinadores holandeses de sempre. Na última época esteve no AZ Alkmaar e foi o primeiro treinador em 30 anos a ganhar um título holandês fora dos três "grandes" (PSV, Ajax e Feyenoord). Não há dúvidas quanto à sua capacidade, mas existem algumas quando se trata de estar em frente às câmaras. Por causa disso, ele é muitas vezes comparado com o seu oponente de sábado, José Mourinho.Na Holanda, nem toda a gente gosta de Van Gaal e muito poucos gostam do Bayern Munchen. Mas esta época, todos os fãs de futebol holandês queriam que Van Gaal (e Robben e Van Bommel) fossem bem sucedidos. E de um moomento para o outro, o Bayern Munchen deixou de ser um clube odiado para ser um clube estimado na Holanda.
Para Robben e Sneijder será uma final especial. Ambos foram "convidados" a sair de Madrid, mas agora regressam a Madrid como finalistas da Champions League. Van Gaal é respeitado por ter ganho na primeira temporada o "doblete" (campeonato e taça) e ter atingido a final da Champions em Munique. E Van Bommel convenceu tudo e todos de que tem lugar no onze da Selecção holandesa.
No próximo sábado, provavelmente haverá mais futebolistas holandeses no relvado do que portugueses, ingleses, italianos, franceses e espanhóis. Provavelmente haverão apenas mais alemães, brasileiros e argentinos. Isto dá-nos a nós, holandeses, alguma esperança para o Mundial. Se Robben, Sneijder e Van Persie estiverem em forma e se Van Bommel atingir a mesma forma que atingiu no Bayern esta época, quem sabe se o Verão não irá dar um grande sorriso aos holandeses?
por Mark van Rijswijk

Sem comentários:
Enviar um comentário