domingo, 16 de maio de 2010

Época 2009/2010 Holanda (Parte 1)


O FC Twente foi o campeão holandês e foi analisado no último artigo sobre o futebol holandês. No desta semana, vamos analisar as equipas holandesas que estarão presentes nas Taças Europeias da próxima época.


O Ajax acabou em segundo e irá disputar a pré-eliminatória da Champions League. A equipa de Amesterdão fez uma segunda volta fantástica, vencendo 14 jogos consecutivos e ficando a apenas um ponto do Twente. Venceram a Taça da Holanda na primeira época de Martin Jol como treinador da equipa.
O guarda-redes Maarten Stekelenburg, o defesa-direito Gregory van der Wiel e o defesa-esquerdo Vurnon Anita são internacionais holandeses. Vertonghen e Alderweireld são internacionais belgas, e ambos fizeram uma excelente época como defesas centrais. São jovens e talentosos e esperam seguir os passos de Thomas Vermaelen (que está no Arsenal), fazendo assim uma transferência para um dos maiores clubes da Europa num próximo tempo.
No meio-campo, Demy de Zeeuw foi uma grande aquisição, vindo do AZ Alkmaar, mas a grande figura da equipa de Amesterdão foi Luis Suarez. Foi o jogador com mais golos (35) e mais assistências (17) na Eredivisie deste ano, mas apesar de ser a equipa com mais golos marcados e menos golos sofridos, o Ajax não conseguiu o campeonato. O último que ganharam foi em 2004, e seis anos depois ainda não o conseguiram recuperar.
Para a próxima época, são claramente os favoritos a vencer o campeonato, especialmente se conseguirem manter esta equipa talentosa toda junta.

O PSV acabou em terceiro. Foram durante muito tempo considerados os favoritos para vencer a Eredivisie, mas a fraca forma que demonstraram em Março tendo derrotas com o NAC e Ajax e empatando com o Twente, as chances de vencer o título esfumaram-se. Ibrahim Afellay não teve o mesmo impacto da época passada, especialmente porque este ano funcionou como médio de contenção, em vez de médio de ataque. Durante muito tempo, Afellay foi conotado com muitos clubes europeus, como o Arsenal, por exemplo, mas as exibições deste ano talvez não lhe dêem o passaporte para mudar de ares e sair da Holanda. No ataque de Eindhoven, Balasz Dzsudzsak foi a grande revelação. O húngaro é um exímio marcador de livres e um excelente extremo-esquerdo, sendo já conotado com o interesse do Valência, fazendo com que não fique na Holanda muito mais tempo.

O Feyenoord acabou em quarto. Um óptima primeira época como treinador para Mario Been, especialmente se tivermos em conta as circunstâncias do clube de Roterdão. O Feyenoord tem dívidas no valor de 36 milhões de Euros e Been dificilmente poderá reforçar a equipa. Mesmo assim, com estas dificuldades, a equipa atingiu a final da Taça e o quarto lugar que lhe dá acesso à Liga Europa na próxima temporada.
Roy Makaay e Giovanni Van Bronckhorst (capitão da Selecção holandesa) anunciaram que se vão retirar do futebol profissional. A falta de Van Bronckhorst irá ser sentida (Makaay já era muitas vezes suplente), mas o seu salário não, num clube que passa por dificuldades. Talentos jovens como Wijnaldum, Fer, Vlaar e De Vrij parecem fazer o futuro do Feyenoord risonho, mas os problemas financeiros poderão levar o clube de Roterdão a vender as suas melhores pérolas.

Os campeões da época 2008/2009 AZ Alkmaar tiveram uma época dramática em 2009/2010. Não conseguiram vencer um único jogo na Champions League e estavam fora da corrida pela renovação do título em Outubro. Poderia ser escrito um artigo inteiro sobre a época do AZ e especialmente sobre o presidente Dirk Scheringa, que foi um dos motivos para o AZ ter feito uma época tão má.
A empresa de Scheringa (o banco DSB) entrou em falência e com isso, o AZ perdeu o seu principal patrocinador financeiro. O treinador Ronald Koeman foi despedido e substituído por Dick Advocaat, que ainda assim, conseguiu recuperar a equipa e qualificá-la para a Europa. Ninguém sabe quais são as capacidades financeiras do clube para a próxima temporada, já que os administradores do DSB ainda não decidiram o que fazer com o clube. No entanto, outros problemas surgem. Jogadores como Sérgio Romero (guarda-redes da Selecção Argentina), Moussa Dembelé e Mounir El Hamdaoui não fizeram uma grande época e os milhões que o AZ esperava fazer com eles não virão por causa dessa performance.

Esta época, os clubes holandeses não conseguiram fazer uma grande temporada na Europa, mas com a qualidade evidenciada este ano, talvez a próxima época, a Holanda possa ter as suas equipas em grande na Champions e na Liga Europa.

por Mark van Rijswijk

Sem comentários: