quarta-feira, 26 de maio de 2010

Época 2009/2010 Holanda (Parte 2)



Segunda e última parte da época 2009/2010 do futebol holandês.





O FC Utrecht foi o o clube a assegurar o último lugar na Europa, graças aos play-offs de acesso. Têm grandes jogadores jovens como o belga Dries Mertens e o jovem internacional holandês Ricky van Wolfswinkel. O FC Utrecht está numa fase ambiciosa e pretende ser um dos 5 maiores clubes da Eredivisie. Esta época fez o seu melhor resultado, mas mesmo assim, muito distante dos grandes holandeses. Mas em Utrecht há dinheiro e estabilidade financeira e isso é raro nesta altura, na Eredivisie.


A maior surpresa da temporada veio de Almelo. O Heracles acabou em sexto, apesar de ter um dos orçamentos mais baixos da Eredivisie. O treinador Gertjan Verbeek tinha tido uma época desastrosa no Feyenoord em 2008/2009, mas consegui reabilitar-se no Heracles e na próxima época estará aos comandos do AZ Alkmaar. O Heracles merece todos os créditos que lhe quiserem dar, mas na próxima época, sem Verbeek e sem o melhor marcador Bas Dost (que irá para o Heerenveen), a repetição de uma época como a deste ano será muito difícil. A verdadeira questão é saber como Verbeek se irá safar no AZ.


O Heerenveen terá de ser a maior decepção da época. Em 2008/2009, os "Frísios" venceram a Taça da Holanda. Apenas cinco jogos no campeonato e o treinador Trond Sollied era despedido, mas os seus sucessores, Jan de Jonge e Jan Everse não tiveram sucesso e não conseguiram inverter a tendência. O Heerenveen costuma sempre jogar para os lugares europeus, mas esta época não chegaram nem perto desses mesmos lugares. O novo treinador do clube, Rob Jans (que esteve no rival FC Groningen durante 8 anos) não terá tarefa fácil para voltar a colocar o Heerenveen no lugar a que nos acostumou.

O RKC Waalwijk era o principal candidato à descida e não conseguiu surpreender ninguém. Sparta e Willem II jogaram ambos um play-off para saber quem descia e a fava calhou ao Sparta, o clube mais antigo da Holanda, que desceu pela segunda vez na sua história. Apesar dos problemas financeiros, o Willem II manteve-se na Eredivisie.

Para mim, os melhores jogadores desta época que terminou foram: Bryan Ruiz (FC Twente, avançado ou médio atacante); Douglas (FC Twente, defesa); Luís Suaréz (Ajax, avançado); Demy de Zeeuw (Ajax, médio); Ibrahim Afellay (PSV, médio); Balasz Dzsudzsak (PSV, extremo-esquerdo) e Ron Vlaar (Feyenoord, defesa). Provavelmente, serão os próximos jogadores a deixar a Holanda para irem para equipas mais competitivas.

Na Eredivisie, também jogou um português esta época. Diogo Viana foi emprestado pelo Sporting ao VVV Venlo. Não conseguiu produzir um grande impacto, apesar de ter jogado 23 jogos, sendo que só em 4 deles é que foi titular. Não marcou nenhum golo, nem fez nenhuma assistência, mas será emprestado mais uma época ao clube holandês. Seguirei-o com maior atenção e irei dando novidades no blog.

Um inesperado campeão, grandes jovens jogadores e espectaculares jogos é o que se pode resumir desta época na Holanda. Mas os problemas financeiros atingem os clubes e equipas como o Ajax e o PSV não conseguem comprar ou atrair jogadores para as suas equipas, por causa da sua falta de liquidez. Como sempre, as equipas holandesas terão de se virar para os seus escalões de formação, no sentido de desenvolver alguns jogadores para as suas equipas principais. Algo que sempre fizeram bem.

por Mark van Rijswijk

Sem comentários: