quinta-feira, 6 de maio de 2010

6 de Maio de 1976

O começo do Cabeça na Bola só poderia ser com um jogador que conhece o futebol e uma das suas magias mais ancestrais: o passe. O passe é o primeiro passe para que toda e qualquer jogada num rectângulo verde tenha o seu sucesso.

E a 6 de Maio de 1976 nascia em Santander Ivan De La Peña, também conhecido por "Pequeno Buda", devido à sua compleição física (cabeça rapada e corpo pequenino).
No entanto, estas características foram as suficientes para Ivan De La Peña ter a atenção de Johan Cruyff o chamar para a equipa principal do Barcelona em 1993.
Ocupando uma posição central no terreno de jogo, era visto na altura como o sucessor de Josep Guardiola, mas as arreliadoras lesões nunca o deixaram atingir um nível mais elevado do que o que atingiu na sua carreira.
Com a chegada de Van Gaal a Barcelona, De La Peña perdeu o seu espaço e foi sendo emprestado. Primeiro à Lazio e depois ao Marselha. Voltou a Barcelona, mas Serra Ferrer também não apostou nele e "El Calvito" decidiu rumar novamente a Itália. Não se adaptou e preferiu voltar à cidade condal para representar o Espanyol.
E é lá que está desde 2002, onde apenas ganhou uma Copa d'El Rey em 2005/2006 e chegou a uma final da Taça UEFA em 2006/2007, onde eliminou o Benfica na competição.
De La Peña nunca chegou a ser um jogador de topo, mas a classe que passeia nos relvados espanhóis não engana a escola que frequentou na Catalunha. A melhor escolha, a melhor opção para o colega mais bem colocado são as suas armas, que em muitos casos ajudam o futebol do Espanyol. Este ano, só tem 4 jogos devido às lesões que o continuam a atormentar, fazendo até com que pense em abandonar a carreira de futebolista.
O Don Balón que recebeu em 1996 por ser o jogador jovem mais valioso da Liga é um prémio merecido por quem quis dar ao futebol aquilo que não conseguiu receber dele.

Sem comentários: